“Um excelente contributo para a promoção do sucesso escolar” – Dir. Albérico Vieira

94

Minigolfe-nas-Escolas

Desde dia 20 de janeiro que os alunos do Escola Secundária de Albergaria-a-Velha (sede do agrupamento) já podem jogar Minigolfe dentro do seu recinto escolar.

Decidimos agora conversar com o diretor da escola, o Professor Albérico Tavares Vieira, que prontamente aceitou o nosso convite, para entender como está a ser a adaptação a esta nova atividade.

A ideia de trazer Minigolfe para a escola de Albergaria-A-Velha era algo que já tinha sido pensado antes?
Sim. Já há muito que pensávamos na possibilidade de oferecer esta modalidade aos nossos alunos, quer porque já praticamos, habitualmente, nos períodos de interrupção, quer porque é uma atividade que proporciona uma ocupação salutar dos tempos livres dos alunos, permitindo dinâmicas muito interessantes.

De que forma a parceria “Onda Minigolfe” foi importante para o desenvolvimento deste projeto?
Veio no momento certo, pois permitiu fazer a experiência e confirmar o interesse que os alunos demonstram por esta atividade. A nossa grande dificuldade que era não dispor de equipamento foi assim ultrapassada.

Sente que ter Minigolfe dentro do recinto escolar é uma mais valia? Em que medida pode contribuir para o sucesso escolar dos alunos?
O Minigolfe pode contribuir claramente para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e para a construção de um clima de escola que favoreça a existência de ambientes propícios à aprendizagem e, deste modo, ser um excelente contributo para a promoção do sucesso escolar.

A adesão a esta nova atividade tem sido positiva? Tem recibo muitos comentários?
Sim. Tem-se verificado um grande envolvimento dos alunos e, também, dos próprios professores.

Como reagiram os professores ao saber que a escola iria receber minigolfe no seu espaço?
Com muita curiosidade, mas com vontade de jogarem com os próprios alunos, entendendo que se trata de uma modalidade muito interessante.

A escola irá aproveitar a presença do minigolfe integrando-o em algum novo projeto?
Gostaríamos de desencadear uma série de desafios a toda a comunidade, desde logo, abrindo a possibilidade de introduzir esta modalidade no Desporto Escolar, desenvolver alguns produtos no âmbito da formação realizada nos cursos profissionais, bem como promover a prática do minigolfe através de vídeos realizados pelos formandos do curso de Multimédia.

Para terminar, este é um projeto para manter? Outras escolas deveriam seguir o V/ exemplo, implementando esta nova atividade?
Para mim, sem qualquer dúvida. Seria muito bom que outras escolas aderissem de modo a promover dinâmicas competitivas como torneios entre escolas que poderão ter uma dimensão local, regional e, até, nacional…

Ver também:
– Alunos aveirenses entram na ‘Onda Minigolfe’
– À conversa com… diretor da Escola José Estevão

_________________
A Onda Minigolfe é uma parceria Lusogolfe, Minigolfe da Costa Nova e Minigolfe.pt, que tem como objetivo fazer chegar o minigolfe ao mais jovens.