2 anos de Speed Minigolf e o que esperar para o futuro

Speed Minigolf

2 anos atrás nascia o Speed Minigolf, uma forma revolucionária de jogar Minigolfe.

Apresentado pela Federação Mundial de Minigolfe (WMF) no congresso da CSIT em 2018, o Speed Minigolf teve a sua estreia no ano seguinte com a colaboração dos professores e alunos do Agrupamento de Escolas José Estêvão, do Clube Minigolfe da Costa Nova e da Lusogolfe.

Um modelo mais dinâmico e cativante de jogar Minigolfe, com o objetivo de tornar este desporto mais atrativo entre os mais jovens, que contou com um sistema de cronometragem desenvolvido exclusivamente para o efeito na própria escola.

As pistas concebidas exclusivamente para o Speed Minigolf, desenvolvidas em Portugal pela empresa Lusogolfe, foram testadas na Escola Secundária José Estêvão, num torneio integrado na segunda edição do Minigolf Summit, a 18 de maio de 2019, que contou com a participação de jogadores federados juntamente com os alunos da escola.

Torneio-Speed-Minigolf
Torneio de Speed Minigolf realizado na Escola Secundária José Estêvão

Surpreendentemente o torneio de inauguração foi ganho por Ricardo Duarte, aluno de apenas 14 anos, que deixou para trás jogadores veteranos como Joaquim Batista (2º classificado) e Eduardo Sousa (3º classificado).

Ricardo-Duarte-Speed-Minigolf
Ricardo Duarte na entrega de prémios

De recordar ainda que o sistema de jogo foi testado previamente no Clube de Minigolfe da Costa Nova com a presença dos professores para assegurar que tudo estava preparado para ser lançado.

 

O trabalho culminou com a realização do primeiro torneio internacional desta nova vertente, o International Minigolf Speed Championships, jogado de 4 a 6 de julho de 2019 em Tortosa, Espanha, e integrado no CSIT World Sport Games 2019.

O International Minigolf Speed Championships contou com a participação de 12 alunos da Escola Secundária José Estêvão a convite do Clube Minigolfe da Costa Nova.

O que podemos esperar para o futuro desta nova vertente? A WMF já confirmou uma nova  edição deste torneio internacional, apenas interrompido devido à situação pandémica vivida em todo o mundo.