Porto revalida o pleno no Campeonato Nacional de Clubes

Campeonato Nacional de Clubes 2021

O Parque do Rossio, junto ao Ginásio Municipal de Portel, recebeu este fim de semana, de 9 a 10 de outubro, o Campeonato Nacional de Clubes.

Com um total de 46 atletas distribuídos por 9 equipas, a competição acabou por premiar a organização e a preparação dos jogadores.

O Clube de Minigolfe do Porto (CMP) revalidou o pleno alcançado na última edição da prova, tendo-se sagrado campeão em cada uma das 3 categorias (Homens, Senhoras e Seniores Masculinos) em disputa.

Organização e preparação fizeram toda a diferença

Apesar do deslize da primeira volta, do primeiro jogador em campo, a equipa de Homens do CMP mostrou-se coesa, quase uniforme nos resultados das voltas acabando a competição com 1005 tacadas o que lhes permitiu a média de 23.9 tacadas por volta.

Já os concorrentes mais diretos na categoria de Homens, a equipa do Minigolfe Clube de Portugal (MCP), apresentou-se com cinco jogadores que têm participado nas competições nacionais, mais dois jogadores com menos treino e experiência em competições.

Apesar de jogarem a um nível muito perto do CMP, a falta de preparação e trabalho prévio fez com que o MCP entregasse o primeiro lugar ao CMP.

A equipa de Homens da Vizelgolfe jogou tranquilamente para o terceiro lugar sem opositor à vista. Os parabéns à ADA – Portel que conseguiu reunir um grupo de 7 jogadores para competirem na categoria Homens.

O mesmo se pode observar na categoria de Senhoras.

A equipa do CMP, apresentou-se com 4 atletas com muita prática de treino, organização e participação em competições nacionais. Já as concorrentes diretas, MCP – Senhoras, participaram com uma equipa com duas atletas que no passado tiveram muitos bons resultados em competições, mais uma atleta experiente mas sem preparação e outra suplente com pouca prática.

Apesar da fantástica prestação das duas atletas do MCP (resultado individual ficaram em primeiro e segundo lugar) não foi suficiente para absorver os maus resultados da atleta menos preparada. Os parabéns à ADA que conseguiu reunir uma equipa de três atletas e jogou tranquilamente garantindo o terceiro lugar.

Na categoria de Seniores Masculinos participaram duas equipas que disputaram o título no circuito de Felt cujas más condições de jogo influenciaram negativamente os resultados dos atletas. Apesar das más condições do circuito, a equipa de do CMP ganhou com vantagem de 63 tacadas à equipa da Vizelgolfe.

A nível individual…

Em termos individuais, é de realçar as duas atletas do MCP que apesar de não participarem em competições ficaram em primeiro e segundo lugar da classificação, o fantástico resultado de 19 tacadas em 18 pistas alcançado por Cláudio Ching (segunda vez em Portel) e ainda o incrível resultado do Paulo Gomes que conseguiu concluir 18 pistas, todas elas com apenas uma tacada, conferindo-lhe o resultado de 18 tacadas numa volta. Não havendo estatísticas oficiais por parte da Federação Portuguesa de Minigolfe, arriscamo-nos a dizer que o Paulo Gomes com o 18 em Portel é o único jogador português a conseguir este resultado nos últimos 10 anos em competições nacionais.

Pódios por categoria:

Equipas de Senhoras:
1º Class.: Clube Minigolfe do Porto, 578
2º Class.: Minigolfe Clube de Portugal, 594
3º Class.: ADA – Portel, 811

Equipas de Homens:
1º Class.: Clube Minigolfe do Porto, 1005
2º Class.: Minigolfe Clube de Portugal, 1030
3º Class.: Vizelgolfe, 1090

Equipas de Séniores Masculinos:
1º Class.: Clube Minigolfe do Porto, 955
2º Class.: Vizelgolfe, 1018

Disputado em ambiente de bom acolhimento e bom tempo, o Campeonato Nacional de Clubes revelou que a boa organização e preparação atempada ganham sobre o fator sorte. Todos os resultados do Campeonato Nacional de Clubes podem ser vistos aqui.

Portel prepara-se agora para receber a Taça dos Campeões Europeus de Minigolfe de 29 de setembro a 1 de outubro.