Formação de Minigolfe voltou a reunir professores na Costa Nova

A formação creditada de Minigolfe para professores aconteceu de 24 a 27 de junho, com os primeiros dias a terem lugar na Escola Básica Castro Matoso, Oliveirinha, antes do encontro final no espaço do Minigolfe da Costa Nova.

Com um total de 25 horas, a formação reuniu 19 professores do distrito de Aveiro com o objetivo de encarar o Minigolfe como uma atividade com vertente desportiva, recreativa e pedagógica, permite diferentes abordagens, solicitando conhecimentos pluridisciplinares.

Segundo Pedro Lagarto, professor que em conjunto com Victor Condeço, orientou a formação “a ação partiu da exploração do corpo próprio, até á relação alargada desse corpo com o espaço que o rodeia, utilizando múltiplos exemplos de aproveitamento das diversas fases do processo ensino e aprendizagem, para estabelecer a ligação a outras áreas curriculares. Durante a abordagem foram explorados materiais e situações que possibilitam aprendizagens rápidas e duradouras, no princípio que o Minigolfe deve estar ao serviço do aluno e não o aluno ao serviço da modalidade“.

Como principais objetivos da ação de formação podemos destacar os seguintes:

  • Aprofundar conhecimentos na área da abordagem do Minigolfe na Escola
  • Desenvolver conhecimento prático em colaboração com outros formandos, sobre as formas de organização dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Rentabilização de espaços de prática e de recursos humanos e materiais
  • Normas de organização das atividades de orientação no âmbito escolar