Anadia vai ter Minigolfe no novo Parque Urbano da cidade

Projeto do Parque Urbano de Anadia

Anadia prepara-se para receber Minigolfe, naquele que é o maior investimento na modalidade da última década.

A instalação será feita no novo Parque Urbano da cidade, e contemplará dois circuitos completos de Minigolfe, com 18 pistas cada, num incentivo ao convívio e à prática desportiva.

Ambos homologados para competições pela Federação Mundial de Minigolfe, os circuitos dos modelos Challenge Golf e Profy Golf, vão permitir que Anadia tenha não só de um espaço de lazer, mas também de competição, onde vai poder receber os melhores atletas e competições de todo o mundo, à semelhança do que aconteceu este ano no Campeonato do Mundo, numa competição que reuniu cerca de 200 atletas de 17 países.

O espaço de Minigolfe de Anadia será aberto a toda comunidade, incluindo as escolas que passam agora a contar com uma nova atividade, e que segundo o professor Pedro Lagarto, da APEF (Associação de Profissionais de Educação Física) de Aveiro é importante pois “beneficia a concentração, raciocínio e coordenação motora“.

Uma oportunidade para a dinamizar a modalidade no Desporto Escolar, como já acontece em outras escolas do distrito de Aveiro, ou até mesmo no desenvolvimento de ações como o Hole in 1 Challenge ou o Speed Minigolf

Por se tratar de uma atividade desportiva inclusiva, o Minigolfe irá permitir ainda realizar ações com IPSS e outras instituições, em encontros Seniores, encontros para Surdos, pessoas com Síndrome de Down, entre outros, à semelhança do que é realizado em outros campos, como o da Costa Nova, com o Minigolf Summit. Um conjunto de eventos dedicados a promover a inclusão através da prática desta modalidade.

Com obras iniciadas este ano, o futuro Parque Urbano de Anadia além do Minigolfe contempla uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros, numa obra executada em consórcio entre a ASF (António Saraiva e Filhos) e a Nível 20.

O Parque, que ficará localizado na entrada norte da Cidade de Anadia, tem um prazo de execução de 18 meses. Um dos principais objetivos da autarquia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente.

Uma aposta cada vez mais forte por parte dos Municípios

Outros Municípios têm também apostado no Minigolfe nos últimos anos. Os casos mais recentes são os de TaroucaS. Pedro do Sul e Figueira da Foz que viram no Minigolfe a alternativa perfeita para a sua comunidade.

Mas não fica por aqui. O Município de Albergaria também recentemente levou o Minigolfe à educação pré-escolar, onde no total, mais de 600 crianças com idades entre os três e os seis anos tiveram a sua primeira experiência com o Minigolfe no decorrer do ano letivo.

Já o circuito de Portel instalado em 2011, exemplifica bem a longevidade deste tipo de equipamento, tendo já acolhido diversas provas nacionais e internacionais, preparando-se agora para receber a “Liga dos Campeões” de Minigolfe nos seus circuitos de 1 a 3 de outubro do próximo ano.