Escolas do 1.º Ciclo vão ter professor de Educação Física

0
834
Educacao-Fisica-1-Ciclo
Foto ©diarioaveiro.pt

As escolas do 1.º ciclo de São João da Madeira vão passar a ter professores próprios para lecionar os 60 minutos semanais de Educação Física, dispensando desse trabalho os docentes não especializados em desporto, revelou hoje a autarquia.

A lei já previa que todas as turmas do 1.º ciclo recebessem uma hora por semana de Educação Física como obrigação curricular, mas essa aula estava à responsabilidade dos professores responsáveis pelas matérias letivas ditas tradicionais, independentemente do à-vontade que esses docentes tivessem ou não para orientar as sessões de atividade corporal.

Agora, a Câmara Municipal de São João da Madeira recrutou “professores da especialidade de Educação Física para coadjuvar os docentes titulares do 1.º ciclo”, como revela a vereadora da Educação na autarquia, Irene Guimarães, anunciando que “a medida começará a ser implementada já neste mês de setembro”, após o arranque do presente ano letivo na próxima segunda-feira.

“Na base da implementação desta medida reside o facto de acreditarmos que a atividade física é fundamental para o crescimento das crianças, contribuindo decisivamente para o seu sucesso físico e intelectual”, afirma a autarca.

Além da aula de Educação Física integrada no currículo letivo normal, o 1.º ciclo também prevê diferentes Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de caráter complementar e, entre essas, uma das opções é por mais desporto. Por isso mesmo, os novos professores recrutados para as sessões curriculares de Educação Física também ficarão responsáveis por assegurar as AEC sobre desporto, nas escolas que tiverem optado por essa matéria.

“No total, entre a componente curricular e as AEC, os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade terão três horas semanais de Educação Física, enquanto os do 3.º e 4.º anos terão quatro horas, incluindo aulas no Pavilhão Municipal das Travessas ou nas Piscinas Municipais”, refere outra fonte da autarquia.

Para avaliar os resultados da colocação de professores de Educação Física como coadjuvantes dos docentes titulares, no início do ano letivo será realizado um inquérito de diagnóstico a todas as crianças do 1.º ciclo local e respetivas famílias. O objetivo da Câmara Municipal é que, no futuro, isso ajude a implementar nas escolas do concelho um programa de Atividade Física com mais horas de atividade semanal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui