5 coisas que não sabia sobre a Associação Surdos de Águeda

191

ACSA

A Associação Cultural dos Surdos de Águeda (ACSA),em parceria com o Clube de Minigolfe da Costa Nova e a Federação Europeia de Minigolfe, encontra-se a organizar o primeiro Campeonato Europeu de Minigolfe para Surdos.

Segundo o professor António Gomes, membro da direção da ACSA, a organização desta prova que acontece de 25 a 26 de maio, na Costa Nova, “está a ser o maior desafio tanto para os atletas que formarão a seleção de Portugal como para a ACSA, mas é um marco importante na vida dos surdos e da sua associação que tudo faz para promover, em igualdade de oportunidades, os seus associados e ao mesmo tempo sensibiliza a sociedade para as reais dificuldades dos surdos e para as práticas de exclusão ainda existentes.”

Conheça 5 curiosidades sobre a ACSA, que muito provavelmente não sabia:

1A ACSA foi fundada em 2000, na cidade de Águeda, mas é uma associação que representa as pessoas com deficiência auditiva da região de Aveiro.

2No início teve associados também da região de Viseu e de Coimbra, mas com a criação de associações nestas cidades deixaram de frequentar a ACSA.

3Nasceu da necessidade dos surdos terem um espaço próprio de encontro e convívio. A Junta de Freguesia de Águeda foi o seu primeiro ponto de abrigo. Hoje tem sede, cedida pela Câmara Municipal de Águeda, no 1º piso do Mercado Municipal.

4Ao longo dos anos foram realizados vários cursos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) para facilitar a comunicação com os surdos. O grupo de teatro da ACSA também é um bom meio de comunicação com os ouvintes e um processo para desenvolver as capacidades artísticas dos surdos.

5O desporto é uma área muito querida da maioria dos surdos. Desde os jogos de mesa, à pesca, ao futsal e ultimamente a descoberta do Minigolfe. Tem facilitado esta formação uma parceria com o Clube de Minigolfe da Costa Nova e o apoio financeiro do Instituto Nacional de Reabilitação.