Minigolfe regressa ao Desporto Escolar 15 anos depois

211
Desporto Escolar
© AE de Ílhavo no desafio Hole in 1 Challenge 2017.

Mais de uma década depois o Minigolfe está de regresso ao Desporto Escolar.

Resultado do interesse despertado pela iniciativa Hole in 1 Challenge, levada a cabo pelo Clube Minigolfe da Costa Nova (CMCN), Lusogolfe, Minigolfe.pt e Onda Minigolfe, esta é apenas a segunda vez, em 40 anos de história da Federação Portuguesa de Minigolfe, que a modalidade irá integrar o Desporto Escolar.

Estávamos no ano de 2002 quando, pela primeira vez, Carlos Mesquita, Presidente da Federação Portuguesa à data, viu o Minigolfe ser integrado nas escolas, através do trabalho desenvolvido pelo Clube Minigolfe da Costa Nova.

Com o regresso já confirmado ao Desporto Escolar 2017/2018, Victor Condeço (Presidente do CMCN) afirma que esta “é uma uma excelente notícia para a modalidade, permitindo levar o Minigolfe enquanto desporto ao mais jovens”, escalão que tem vindo a ver o seu número de atletas diminuir ano após ano.

Pub

O foco

Com o objetivo de promover a prática desportiva, o bem-estar e a inclusão, o Minigolfe no Desporto Escolar, irá permitir que vários jovens tenham o seu primeiro contacto com a modalidade, e até mesmo desenvolvam competências que os levem a integrar uma das várias equipas a nível nacional.

Victor Condeço, relembra ainda a importância de iniciativas como o Hole in 1 Challenge e o seu impacto para a modalidade, sendo “necessário criar novas dinâmicas que despertem o interesse do público mais jovem, de forma a desmistificar a ideia de que o minigolfe é uma atividade ultrapassada”.

Participantes

Até à data estão já confirmadas 7 Escolas/Agrupamentos onde a modalidade estará presente: AE de Aveiro, AE de Albergaria-A-Velha, Escola EB Gafanha da Encarnação, Escola EB Valongo do Vouga, AE de Ílhavo, Escola EB de Eixo e AE José Estêvão.

Dinâmica

Serão criadas várias competições internas onde os alunos de cada escola vão treinar em horário letivo. Cada uma das escolas inscritas funcionará como um Clube independente, que participará nos quatro encontros/competições inter-escolas já confirmados.

Professores

Vão ainda ser realizadas ações de formação para os professores que pretendam entender melhor o funcionamento da modalidade e da sua integração no Desporto Escolar, de forma a conseguirem acompanhar e apoiar os seus alunos ao longo de todo o percurso.

Segundo Ricardo Fernandes, coordenador do Desporto Escolar de Aveiro, este regresso significa mais uma aposta do Desporto Escolar (DE) na diversificação da sua oferta desportiva. “Os alunos, hoje em dia, procuram cada vez mais novas experiências e o DE tem de se adaptar às novas exigências. Pensamos que esta modalidade será uma excelente oferta principalmente ao nível dos alunos do 2º e 3º ciclos. Por outro lado, a iniciativa “Hole in 1 Challenge” foi a alavanca necessária para este reiniciar do Minigolfe em Aveiro. Após verificarmos satisfação com que as escolas acolherem esta iniciativa, ficámos logo com a certeza que esta seria uma aposta ganha. Neste momento começámos com 7 Escolas/Agrupamentos e teremos cerca de 140 alunos a iniciar a modalidade.”

Para além desta iniciativa, também foi estabelecido um protocolo de cooperação entre o DE e o Clube de Minigolfe da Costa Nova, para a dinamização da modalidade e formação de professores.